O BARALHO DA CRIATIVIDADE

AS IDEIAS BÁSICAS DESTE BARALHO DA CRIATIVIDADE FORAM DESENVOLVIDAS POR EDWARD DE BONO, A PARTIR DE SUAS PESQUISAS SOBRE A Lateralidade do Cérebro. ELAS AJUDAM A ORGANIZAR O SEU PENSAMENTO COM PADRÕES QUE LEVAM A IDEIAS NOVAS E, COM ELAS, À SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E IDENTIFCAÇÃO DE OPORTUNIDADES.

O BARALHO DE CRIATIVIDADE CONSISTE EM UM PACOTE DE 60 CARTAS, DIVIDIDAS EM QUATRO CONJUNTOS DE 15 CARTAS: o explorador, o inventor, o juiz e o guerreiro, QUE REPRESENTAM OS QUATRO TIPOS DE PENSAMENTOS QUE ESTÃO PRESENTES NO PROCESSO CRIATIVO.

 

O EXPLORADOR

TEM O PAPEL DE DESCOBRIR NOVOS RECURSOS QUE SERÃO USADOS NA GERAÇÃO DE NOVAS IDEIAS. ESSAS CARTAS INDICAM CAMINHOS, LUGARES E PADRÕES PARA SE CONSEGUIR AS INFORMAÇÕES.

O INVENTOR

TEM O PAPEL DE TRANSFORMAR RECURSOS EM NOVAS IDEIAS. ESSAS CARTAS REPRESENTAM TÉCNICAS DE GERAÇÃO DE IDEIAS.

O JUIZ

EM O PAPEL DE AVALIAR AS IDEIAS E DECIDIR O QUE DEVE SER FEITA COM ELAS. ESSAS CARTAS AJUDAM NO PROCESSO DECISÓRIO.

O GUERREIRO

TEM O PAPEL DE IMPLEMENTAR AS IDEIAS. ESSAS CARTAS DÃO O "EMPURRÃO" QUE VOCÊ PRECISA PARA COLOCAR SUAS IDEIAS EM PRÁTICA.









Oráculo da Criatividade
 

Muitas culturas ao longo dos séculos desenvolveram oráculos para dar conselhos a seus membros quando da tomada de uma decisão.

Alguns dos exemplos são o Oráculo Grego de Delfos , o Iching chinês, o Tarot Egípcio e as Runas Nórdicas.

O propósito desses oráculos não era tanto predizer o futuro, mas permitirá o usuário usar profundamente a intuição quando precisasse resolver um probema difícil, aparentemente sem solução.

A maioria dos oráculos consiste em um sistema de mensagens das quais o usuário seleciona uma delas, aleatoriamente, e a interpreteta de acordo com sua intuição.

A seleção aleatória é importante porque uma mensagem deste tipo força a pessoa a pensar no problema sob uma ótica que, provavelmente, ainda não pensou. Como resultado, a pessoa desvia o foco de sua atenção para outras alternativas que estão disponíveis no seu subconsciente mas que, por uma questão de "padrões pré-estabelecidos" não chegam facilmente à consciência.

Descobrir

O EXPLORADOR

Transformar

O INVENTOR

Avaliar

O JUIZ

Implementar

O GUERREIRO

Cada carta é um estimulante da sua imaginação.
Estimule o seu processo criativo com o nosso Baralho da Criatividade.

PROCESSO CRIATIVO

Faça suas regras
e seus jogos